Ambiente

Jovens designers criam ‘garrafas’ de água comestíveis

Um grupo de jovens designers acredita ter encontrado a solução para acabar com as poluentes garrafas de plástico. A solução consiste num material biológico capaz de envolver a água numa bolha e que, depois de saciada a sede, se pode comer.
Versão para impressão
Não é bem uma garrafa mas tem a mesma função. Um grupo de jovens designers pode ter encontrado a solução para acabar com as poluentes garrafas de plástico. A “Oohoo” consiste num material biológico que envolve a água numa bolha e que, depois de saciada a sede, se pode comer.

“Ooho” é o nome que os estudantes de design Rodrigo García González (Espanha), Guillaume Couche e Pierre Paslier (ambos franceses) deram à invenção gelatinosa que envolve a água numa espécie de bolsa. A “Ooho” é feita a partir de uma alga castanha e de cloreto de cálcio, pelo que é comestível e biodegradável.

Na altura de beber a água, basta fazer um pequeno furo e beber (ver vídeo) o líquido. Depois de saciada a sede, quem sentir fome pode também comer a bolsa “Ooho”, que pode ser adaptada a diversos tamanhos – do pequeno ao grande.

Este globo forma-se em torno da água através de um processo muito usado na cozinha molecular conhecido pelo nome de “esferificação”. A água tem de ser congelada antes de ser encapsulada pela “Ooho”, de maneira a impedir que o H2O se misture com a membrana.

Estes contentores ecológicos são, também, muito económicos e podem ser produzidos em casa. “Qualquer pessoa pode fazer estas embalagens”, garante o designer Rodrigo García, citado pelo site Co.EXIST.

A invenção tem algumas desvantagens: a água tem de ser imediatamente consumida e a bolha não é muito fácil de agarrar. Mesmo assim pode ser útil em determinadas situações, como nos eventos desportivos onde são distribuídas milhares de garrafas de plástico, evitando assim toneladas de lixo.

A criativa invenção destes estudantes residentes em Londres foi a vencedora da mais recente edição dos prémios Lexus Design Award e vai ser apresentada na semana de Design de Milão, que já está a decorrer. 

Notícia sugerida por Maria da Luz e Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub