Sociedade

Jovens de Macau estudam em Portugal

NULL
Versão para impressão

Um grupo de dez alunos universitários de Macau passou o último semestre de aulas na Universidade da Beira Interior para estudar português e outras disciplinas. O objetivo da iniciativa é fomentar e aprofundar os conhecimentos da língua portuguesa.

Este foi o segundo ano que o protocolo institucional entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Macau se realizou. No ano passado, o programa envolveu seis alunos e este ano a inscrição de alunos macaenses aumentou para 10.

Segundo explicou o professor de linguística Paulo Osório ao Boas Notícias, os alunos “são, de um modo geral, alunos muito atentos, participativos e com uma fantástica capacidade de memorização”.

Em Macau, estes alunos frequentam a licenciatura em estudos portugueses, pelo que contacto direto com a língua portuguesa é muito importante. A deslocação a Portugal é financiada através de uma bolsa da Universidade de Macau.

Uma das vantagens deste protocolo é que, além das aulas de português, os alunos frequentam outras disciplinas – relacionadas com Linguística, Literatura e Cultura portuguesa – onde se encontram integrados em turmas com alunos nativos de português.

Paulo Osório sublinha que esta iniciativa cumpre uma das aspirações de qualquer Instituição do Ensino Superior que é “difundir e internacionalizar a língua e a cultura portuguesas” pelo que o protocolo deverá continuar nos próximos anos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório