Sociedade

Jovens consomem menos drogas

Em 2008, de acordo com o relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências, registou-se a redução dos consumos entre as populações mais jovens, a redução dos consumos problemáticos como o consumo endovenoso e a diminu
Versão para impressão
Em 2008, de acordo com o relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências, registarou-se a redução dos consumos entre as populações mais jovens, a redução dos consumos problemáticos como o consumo endovenoso e a diminuição da incidência do VIH/sida entre as populações toxicodependentes.

Em 2008 assistiu-se ainda a um reforço da articulação das respostas dos serviços que intervêm nesta área, tanto ao nível da redução da procura como da oferta.

Este fato reflectiu-se num aumento da cobertura do rastreio do VIH entre os toxicodependentes, num aumento da capacidade decisória das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência, num aumento dos utilizadores de drogas que contactam os serviços de tratamento da toxicodependência e as estruturas de redução de riscos e minimização de danos e no reforço do combate ao tráfico, com o desmantelamento de importantes organizações criminosas e apreensões de bens gerados pelo tráfico.

No entanto, o ano passado registou também tendências problemáticas, das quais se destaca o aumento do número de mortes relacionadas com drogas desde 2006 ou a vulnerabilidade da posição geográfica de Portugal no contexto do tráfico transcontinental, que suscitam preocupação e reforçam a necessidade de um investimento contínuo nas intervenções.

O Relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências 2008 foi apresentado ontem, 21 de dezembro, à Comissão Parlamentar de Saúde no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República. O documento está disponível no site do Instituto da Droga e da Toxicodependência, IP (IDT).

De acordo com o relatório, na área das drogas e das toxicodependências, o ano de 2008 ficou marcado pela transição dos dois ciclos de acção estratégica que operacionalizam o Plano Nacional Contra a Droga e as Toxicodependências 2005-2012, tendo sido realizada a avaliação interna do Plano de Acção – Horizonte 2008 e elaborado o Plano de Acção 2009-2012.

Da sessão constou também a apresentação dos dados mais relevantes do Relatório Anual 2009 do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência – “A Evolução do Fenómeno da Droga na Europa”. Este relatório, que reporta a dados de 2007, foi apresentado no dia 5 de novembro, em Bruxelas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório