Ambiente

Jovens biólogos inventam pesca com rede de bolhas

NULL
Versão para impressão
Inspirados pela forma como as baleias caçam, um grupo de jovens biólogos portugueses inventou uma nova forma de pesca. Uma vez que não utiliza redes, esta técnica é menos dispendiosa, mais rápida e menos poluente.

Cláudia Correia, Tiago Almeida e Mariana Duarte, na altura finalistas de Biologia Marinha e Biotecnologia na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, apresentaram a ideia no projeto de final de curso.

Ao ver um documentário sobre a forma de caçar das baleias, em 2007, os estudantes resolveram adaptar a estratégia para estudar uma forma de pesca semelhante.

Megoptera novaenaglis, uma espécie de baleia, forma um círculo com bolhas para aprisionar e capturar o peixe – a estratégia chama-se bubble net feeding.

A técnica sugerida pelos jovens biólogos é semelhante à que é utilizada no cerco tradicional, uma das artes mais utilizadas em Portugal (sobretudo na captura de sardinha), em que a rede é colocada à volta do cardume. Em vez da rede, usariam bolhas de ar.

A Bubble Net (rede de bolhas) é largada no mar pela embarcação mais pequena, que acompanha o barco de pesca de cerco, e uma espécie de mangueira rodeia o cardume. Posteriormente, é ligada uma corrente de ar que forma uma parede de bolhas e impede a fuga de peixe.

Um projeto financiado

Como forma de financiamento para a investigação, os jovens candidataram-se ao Programa Operacional de Pesca (Promar), tendo conseguido, em agosto de 2010, apoios no valor de 540 mil euros para construir o protótipo à escala real.

Os estudantes recorreram ainda a um programa de financiamento online (crowdfunding) do site PPL para criar uma empresa e comercializar o produto no mercado global.

Nesta fase, os futuros empresários e estão a comprar o material necessário para avançar com o projeto e vão, dentro de um ano, arrancar com as fases de experimentação no mar.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do projeto e AQUI para visitar a página de crowdfunding onde poderá ajudar a financiar esta ideia.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório