Sociedade

Jovens ajudam famílias a pagar medicamentos

O conceito é muito simples: quem vai a farmácia é convidado a deixar um donativo que depois vai ajudar aqueles que não podem a pagar os seus medicamentos. A iniciativa ?Porto com + Saúde? já abrange três farmácias e quer alargar-se ao resto do país.
Versão para impressão
O conceito é muito simples: quem vai a farmácia é convidado a deixar um donativo que depois vai ajudar aqueles que não podem a pagar os seus medicamentos. A iniciativa “Porto com + Saúde” já abrange três farmácias e quer alargar-se ao resto do país. 

por Patrícia Maia
 
Este é o principal projeto da Associação Cura+, fundada em Abril de 2015 por um grupo de estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Porque "há cada vez mais famílias que não conseguem aceder à medicação de que precisam", o grupo quis fazer algo para tornar Portugal um país mais saudável e solidário, partindo de uma ação que começou na Invicta.
 
Joana Carvalho, a presidente da associação, conta ao Boas Notícias que a iniciativa arrancou numa só farmácia  mas agora já foram estabelecidas "parcerias com as farmácias Vitália, Lemos e Aliança, localizadas no centro histórico do Porto”.
 
Mesmo a funcionar apenas em três estabelecimentos, a Associação Cura+ já consegue ajudar, mensalmente, 30 famílias às quais fornece, gratuitamente, cerca de 80 medicamentos sujeitos a receita médica. E muito em breve este número vai crescer uma vez que já há novas farmácias que se aliaram ao “Porto com + Saúde”.

 
O sucesso do projeto tem chamado a atenção da sociedade e já permitiu à Associação Cura+ conquistar vários prémios, entre eles o 1.º lugar na 5.ª edição do Prémio Porto Jovem, promovido pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Porto, e o prémio Saúde Sustentável, na categoria “Outros Cuidados”.

Qualquer pessoa pode ajudar
 
Para difundir esta e outras iniciativas, a associação conta com o apoio de 11 coordenadores e com um banco composto por cerca de 80 voluntários. Esta equipa tem promovido ações de sensibilização nas farmácias aderentes, sendo que qualquer pessoa, em qualquer zona do país, poderá contribuir para o projeto através da doação do valor de um determinado medicamento diretamente através do NIB 0033 0000 4547 4174 5320 5.
 
A jovem acrescenta que, embora ainda não haja datas previstas, “um dos principais objetivos da Associação passa por expandir o projeto a outras cidades portuguesas (Lisboa, Coimbra, Faro e Covilhã)”. Uma iniciativa solidária que pode salvar a vida de muitos portugueses.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub