Ciência

Jovem turca transforma casca de banana em bioplástico

Elif Bilgin, uma jovem turca, descobriu que os amidos e a celulose presentes na camada exterior das cascas de banana podia ser usada para criar bioplástico. A sua descoberta valeu-lhe um prémio de quase 45 mil euros numa competição da Scientific Amer
Versão para impressão
Elif Bilgin, uma jovem turca, descobriu que os amidos e a celulose presentes na camada exterior das cascas de banana podiam dar origem a bioplástico. A sua descoberta valeu-lhe um prémio de quase 45 mil euros numa competição da Scientific American Science e a honra de ser a vencedora, de entre 14 finalistas, de uma feira científica da Google, em 2013.

Nestes concursos, Elif, na altura com 16 anos, apresentou o processo químico que transforma as cascas deste fruto num bioplástico que poderá ser usado, por exemplo, na construção de materiais isoladores de cabos e de próteses médicas.

A descoberta, que contou com dois anos de investigação, vai contribuir para evitar o recurso ao petróleo que é usado no fabrico deste género de produtos.

A pesquisa de Elif começou quando a jovem se apercebeu que as cascas de manga eram usadas pela indústria do plástico, supondo que as de banana teriam um papel semelhante.

A turca (na foto à esquerda – © Scientific American Science) diz ter como inspiração a cientista Marie Curie e revelou à Scientific American Science que o seu projeto irá fazer uma grande diferença na medida em que “será possível transformar algo que é deitado fora diariamente num material que pode ser usado na condução da eletricidade, sem ser necessário usar plástico, fazendo que se reduza drásticamente o seu uso”.

A competição da Scientific American Science premeia, todos os anos, os projetos científicos de
jovens, entre os 13 e os 18 anos, e que tenham um elevado potencial para a melhoria das condições ambientais, de saúde ou da gestão de recursos ambientais.

Notícia sugerida por Maria Nova

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório