Mundo

Jovem surda comove-se ao ouvir pela primeira vez

NULL
Versão para impressão

Uma mulher de 29 anos, surda desde nascença, passou a conseguir ouvir depois de ter colocado, este Verão, um implante auditivo inovador. O comovente vídeo da norte-americana Sarah Churman a ouvir a sua voz pela primeira vez está a fazer sucesso no Youtube.

Sarah Churman, do Texas (Estados Unidos), nasceu com uma deficiência auditiva genética severa. Mas este Verão recebeu um implante inovador – o Esteem – que lhe permitiu adquirir capacidade auditiva.

O momento em que a jovem – mãe de duas crianças – ouve pela primeira vez, depois de 29 anos a viver no silêncio, foi registado em vídeo pelo marido. As imagens mostram Sarah a chorar de emoção e já registam mais de 6 mihões de visualizações.

Sarah disse à imprensa norte-americana que sempre teve uma “paixão pela língua, pela gramática, pelas palavras”, pelo que considera esta conquista muito importante.

O dispositivo que fez com que Sarah voltasse a ouvir não é um simples aparelho auditivo. Trata-se de um implante que é cirurgicamente colocado no interior do ouvido. Depois de instalado, o implante recolhe o som que chega através do canal auditivo e encaminha esses sinais para o cérebro, explica a Envoy Medical, a empresa que produz o dispositivo e que ofereceu o Esteem a Sarah.

Em junho, foi também divulgado um vídeo emocionante de um bebé de poucos meses, Jonathan, a esboçar um enorme sorriso quando ouve a voz da sua mãe pela primeira vez, depois de ter recebido um implante semelhante (ver vídeo abaixo).

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório