Sociedade

Jovem portuguesa vence prémio de tradução da UE

Catarina Pinto, de 17 anos, venceu o prémio do concurso anual da Comissão Europeia, "Jovens Tradutores", que este ano contou com a participação de três mil jovens da União Europeia.
Versão para impressão
Catarina Pinto venceu o prémio do concurso anual “Jovens Tradutores”, promovido pela Comissão Europeia (CE). O programa internacional, que contou com a participação de três mil jovens da União Europeia, distinguiu a aluna de Gondomar com a tradução de um texto de Espanhol para Português.
 
O concurso contou com a participação de 750 escolas secundárias da rede europeia, tendo premiado um estudante por cada Estado-Membro. Entre os 27 jovens estudantes distinguidos esta quinta-feira, em Bruxelas, esteve Catarina Pinto, da Escola Secundária de Rio Tinto.
 
Num comunicado enviado ao Boas Notícias, a jovem de 17 anos salienta que tem “um gosto especial pelo Espanhol”, uma língua que tem vindo a aprender e aperfeiçoar ao longo dos últimos seis anos, “fora da escola”.
 
A jovem portuguesa frequenta o 12º ano, no curso de Ciências, e quer licenciar-se em Medicina. O seu percurso profissional tem como destino o país vizinho de Espanha, sendo que a premiada acredita que a distinção entregue pela CE poderá vir a ser útil nesse sentido.
 
Durante o concurso, Catarina Pinto apresentou-se como uma pessoa “perfeccionista, persistente, simpática e leal”. A jovem refere que a importância de dominar línguas perante um “mundo globalizado” poderá ser uma “mais-valia” para o seu futuro profissional. A vitória no concurso servirá “como trampolim, e não como sofá”, destacou.
 
Com base no tema “solidariedade intergeracional”, mote do Ano Europeu de 2012, cada um dos três mil alunos participantes realizou uma prova, sob vigilância de um professor, em que poderiam utilizar um dicionário.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub