Ciência

Jovem britânico recebe a mão biónica mais avançada

NULL
Versão para impressão

Um jovem inglês recebeu da Mercedes a mão biónica mais avançada do mundo. Nascido sem a mão esquerda, o adolescente resolveu pedir ajuda à  marca, que se disponibilizou para lhe oferecer a prótese.

Matthew James, com 14 anos, é fã da fórmula 1. O jovem tinha, até agora, uma prótese pouco desenvolvida, cujos movimentos se limitavam a abrir e fechar.

Com o objetivo de angariar fundos para comprar uma mão biónica, o adolescente escreveu uma carta à  Mercedes. No entanto, a marca decidiu oferecer-lhe a totalidade da prótese, com a ajuda da empresa Touch Bionics.

No valor de 35 mil libras, o equivalente a 40 mil euros, esta mão artificial, conhecida por i-Limb, tem uma qualidade bastante superior à maioria das próteses.

Feita de plástico, a mão encaixa no braço através de uma zona em silicone. Os impulsos elétricos gerados pelos músculos do braço de Matthew são detetados por dois elétrodos na zona de encaixe. Os elétrodos enviam a informação para um computador colocado na palma da mão e é essa informação que alimenta os movimentos dos dedos.

A mão dispõe ainda de um equipamento Bluetooth, que permite ao jovem a ligação a um computador, sem recorrer a fios, para controlar a velocidade e a força dos movimentos.

[Notícia sugerida por Vítor Caixeiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório