Cultura

“José e Pilar” é candidato aos Óscares 2012

NULL
Versão para impressão

O filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português à categoria de Melhor Filme Estrangeiro na próxima edição dos Óscares de Hollywood, avança o Instituto de cinema e audiovisual (ICA)na sua página oficial.
 
Co-produzido pelos realizadores brasileiro Fernando Meirelles e espanhol Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, “José e Pilar” é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.

O documentário, estreado em Portugal, Espanha e Brasil, estreará também, de acordo com a produtora Jumpcut, nos EUA.

De acordo com o ICA “a  escolha deste filme foi feita por uma comissão, composta por representantes de associações do setor, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas”.

Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.

Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues.

Petição pública recolheu quase 2.500 assinaturas

A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que “José e Pilar” fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou mais de 2.400 assinaturas.

No site da petição, os promotores dão por “concluída” a iniciativa e consideram a nomeação aos Óscares “uma vitória para o filme, para o cinema português e para um público que é acusado tantas vezes de inércia”.

Clique AQUI para aceder ao comunicado do ICA.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório