Ambiente

Jornalista quer tornar as cidades amigas das pessoas

NULL
Versão para impressão

Natália Garcia, jornalista brasileira, quer elaborar um projeto para tornar as cidades melhores para os habitantes. Até maio de 2012, a jornalista vai analisar 12 cidades “amigas das pessoas” um pouco por todo o mundo. O objetivo é procurar ideias de planeamento para perceber como se pode tornar as áreas urbanas melhores para quem lá vive.

A jornalista decidiu partir para este projeto quando um dia experimentou movimentar-se de bicicleta em São Paulo, percebendo que passava cerca de quatro horas por dia no trânsito. Foi então que Natália Garcia começou a ter atenção a questões ligadas à ocupação do espaço público e criou o projeto “Cidades para Pessoas”.

Natalia Garcia já reportou o seu primeiro trabalho, no seu site oficial, na cidade de Copenhaga, no início de maio. Esta foi a primeira cidade a ser visitada pela jornalista, que escolheu as áreas urbanas a visitar de acordo o trabalho desenvolvido pelo arquiteto dinamarquês Jan Gehl.

Jan Gehl tem vindo a notabilizar-se na área do planeamento urbano e na introdução de soluções para proporcionar aos habitantes das cidades uma melhor qualidade de vida, nomeadamente conquistando espaço para os peões e para os ciclistas, refere o site do projeto “Cidades para Pessoas”.

Até maio de 2012, Natália Garcia vai então visitar locais que têm sido apontados pelo arquiteto como “exemplos de cidades para pessoas”.

Copenhaga foi a primeira, seguem-se agora Amesterdão, Londres, Paris, Lyon, Barcelona, Sidney, Melbourne, São Francisco, Nova Iorque, Portland e Cidade do México.  A jornalista ficará um mês em cada uma estas cidades.

Clique no link acima para ver um vídeo do projeto e AQUI para aceder ao site de “Cidades para Pessoas”.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório