Sociedade

Jornal açoriano é o mais pequeno do mundo

Tem apenas 25,35 por 18,27 milímetros e só pode ser lido com uma lupa que aumente os carateres entre seis a oito vezes. Com estes números, a edição especial do semanário Terra Nostra alcançou a proeza de entrar no Livro do Guinness.
Versão para impressão

Tem apenas 25,35 por 18,27 milímetros e só pode ser lido com uma lupa que aumente os carateres entre seis a oito vezes. Com estes números, a edição especial do semanário Terra Nostra alcançou a proeza de entrar no Livro do Guinness como o jornal com menores dimensões em todo o mundo.

“É oficialmente o jornal mais pequeno do mundo”, declarou ontem Anna Orford, membro do Guinness World Records, reconhecendo não estar “habituada a medir um trabalho tão pequeno”.

O recorde anterior tinha sido conseguido pelo jornal inglês First News publicado em 2007, que media 32 por 22 milímetros.

Além da  candidatura aos recordes do Guinness, esta mini-versão do Terra Nostra foi pensada também como forma de comemorar o Dia Mundial da Justiça Social que se celebra na próxima segunda feira, dia em que esta edição do mini-jornal estará nas bancas.

Receitas revertem para causa social

O projeto envolve também uma causa social, já que as receitas resultantes vão ser oferecidas à delegação de S. Miguel da Associação Porguesa de Deficientes, para ajudar nos custos de edição de uma obra literária da autoria de um invisual.

À Lusa, Ernesto Resendes, sócio-gerente do Grupo Publiçor, detentor do jornal, mostrou-se feliz porque a iniciativa “tem uma boa causa, que é ajudar alguém que tinha um sonho para concretizar”.

Ernesto Resendes acrescentou ainda que “não foi difícil” elaborar a publicação e que esta poderá suscitar a curiosidade do público já que, além do tamanho reduzido, inclui também vários testemunhos sobre Justiça Social e reportagens que destacam a importância da igualdade de oportunidades.

O jornal vai estar à venda por 2,50 euros, juntamente com o jornal em formato normal, em todas as ilhas açorianas, em Lisboa e no Porto, assim como nos EUA e no Canadá, através das Casas dos Açores.

A edição especial de 32 páginas do jornal regional sediado em Ponta Delgada tem, na primeira página, a manchete “Um abraço ao mundo”, remetendo para os artigos sobre justiça social desta edição. 

A página oficial do jornal Terra Nostra pode ser vista AQUI.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório