Cultura

Jornais republicanos de 1848 digitalizados

A Alvorada, É Tarde, O Regenerador, O Republicano, A Fraternidade e A República foram alguns dos jornais republicanos recentemente digitalizados pela Biblioteca Nacional de Portugal. Os jornais, q
Versão para impressão
A Alvorada, É Tarde, O Regenerador, O Republicano, A Fraternidade e A República foram alguns dos jornais republicanos recentemente digitalizados pela Biblioteca Nacional de Portugal. Os jornais, que foram impressos clandestinamente em 1848, estão agora disponíveis para consulta pública em www.bpnportugal.pt.

Ficou assim concluído o projeto de digitalização dos mais antigos jornais republicanos de Portugal pertencentes à coleção a que a BNP chamou de “Divisão de Reservados”.

A BNP sublinha a importância histórica destes documentos na introdução e desenvolvimento das ideias republicanas no nosso país “porque marcam um salto qualitativo – digamos assim – na posição do liberalismo mais radical em relação à questão do regime”.

Como principais autores dos mesmos foi possível identificar João Maria Nogueira, João Cândido de Carvalho, João Daniel Sines e José Maria do Casal Ribeiro.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório