Ciência

Jogo ajuda cientistas a avançar na luta contra HIV

NULL
Versão para impressão
Os jogos não servem apenas para proporcionar momentos de lazer. Um grupo de cientistas pediu ajuda aos utilizadores da comunidade de jogos online Foldit para desvendar a estrutura de uma enzima responsável pela multiplicação do HIV. Os jogadores conseguiram resolver o problema com sucesso e em poucos dias.

Depois de 15 anos a tentar descobrir a estrutura em cristal de uma enzima retroviral da SIDA, responsável pela multiplicação do HIV, os cientistas uniram forças com a comunidade de jogos online, que foi capaz de decifrar a estrutura da enzima em poucos dias.

A comunidade Foldit, que desenvolve jogos onde o objetivo é resolver problemas científicos, foi capaz de produzir modelos precisos do retroviral M-PMV depois de muitas tentativas dos cientistas terem falhado, de acordo com um estudo recentemente publicado na Nature Structural & Molecular Biology.

“De uma forma notável, os jogadores do Foldit conseguiram gerar modelos com qualidade suficiente para substituir as moléculas e, subsequentemente, determinar sua estrutura”, afirma o documento.

Ao desvendar como a proteína se multiplica, os estudiosos podem, em teoria, desenvolver novos medicamentos para impedir que o vírus se espalhe.
A comunidade Foldit foi criada em 2008 pelos departamentos de Ciência da Computação, Engenharia e Bioquímica da Universidade de Washington.

Clique AQUI para aceder ao artigo da Nature Structural & Molecular Biology.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório