Cultura

Joana Vasconcelos leva tapeçaria lusa a Versalhes

NULL
Versão para impressão

A artista plástica Joana Vasconcelos desenhou uma tapeçaria de grandes dimensões que será executada pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre (MTP), para integrar a sua exposição no Palácio de Versalhes, em junho de 2012.

Com 13 metros quadrados, esta tapeçaria é a primeira colaboração entre Joana Vasconcelos e a MTP e entrará em tear na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, pelas 15:30, na presença da artista e de Maria Cavaco Silva.

Na mesma ocasião, serão igualmente apresentados seis cartões originais que Joana Vasconcelos concebeu para a sua primeira tapeçaria de Portalegre.

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre fabrica tapeçarias murais decorativas utilizando uma técnica totalmente manual única no mundo, baseada no chamado ponto de Portalegre, inventado por Manuel do Carmo Peixeiro.

O ponto de partida de qualquer tapeçaria de Portalegre é uma obra de um pintor de renome, português ou estrangeiro, com o qual se estabelecem contratos relativos aos direitos de autor para a reciação em lã da obra.

Almada Negreiros, Guilherme Camarinha, Maria Keil, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Maria Velez, Costa Pinheiro, Sá Nogueira, Lurdes de Castro, Eduardo Nery, Menez, Graça Morais, José de Guimarães ou ainda Jean Lurçat e Le Corbusier são apenas dos artistas cujas obras foram reproduzidas pela tapeçaria de Portalegre.


 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório