Ciência

Joalharia: Gradouro vence prémio nos EUA

O projeto Gradouro da Universidade do Minho foi premiado com o Research Award na 24ª edição do "Santa Fe Symposium", o maior simpósio mundial de joalharia e ourivesaria que decorre nos EUA.

Versão para impressão
O projeto Gradouro da Universidade do Minho foi premiado com o Research Award na 24ª edição do “Santa Fe Symposium”, o maior simpósio mundial de joalharia e ourivesaria que decorre nos EUA.

O objetivo do projeto Gadouro é dotar as empresas de materiais e processos inovadores no domínio da ourivesaria e joalharia em Portugal e no estrangeiro. O consórcio providencia ainda componentes ou sub-componentes para peças de joalharia/ourivesaria de forma limitada por país ou região, sob contrato de exclusividade.

O galardão agora atribuído valoriza “a excelência, criatividade e inovação” da investigação realizada em 2009, resultante do trabalho interdisciplinar dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Física da UMinho e de algumas empresas.

O professor Filipe Silva do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho salienta em comunicado a importância da atribuição deste prémio.

“Para além do reconhecimento internacional do nosso trabalho, este prémio é um estímulo para o esforço que a equipa tem vindo a desenvolver no sentido de dotar as empresas deste sector empresarial de investigação ao mais alto nível. Esperamos que ele se constitua como mais uma alavanca de afirmação das nossas empresas de joalharia a nível global”, disse

O projeto da Universidade do Minho/TecMinho tem como parceiros a Universidade de Coimbra e dez empresas (A. J. Amorim, Artejóia, Brior, Farilu Joalharias, Fernando Rocha Joalheiro, Lusogold, Maya Jóias, Mumadona, Ouronor e Ouropa – Pedro Rosas).

De acordo com informação veiculada no mesmo comunicado da UMinho, o Gradouro é “absolutamente inovador a nível mundial”. Na feira internacional Portojóia, em setembro do ano passado, apresentou os últimos revestimentos coloridos e efeitos que a ciência permite conferir ao ouro.

[Notícia sugerida pelo utilizador Jorge Matos]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório