Saúde

Japoneses investigam música para adormecer

NULL
Versão para impressão

 A Sociedade Japonesa de Pesquisa do Sono organizou em Quioto um concerto para 24 pessoas com o objetivo de perceber em que medida a música ajuda a adormecer. Os cientistas ligaram a plateia a eletroencefalogramas enquanto ouviam vários temas de música clássica.

Enquanto se desenrolava o concerto, iam aparecendo imagens de carneiros no projetor, um sinal de quantos membros da plateia já tinha adormecido.
Ao quinto tema, cerca de 80 por cento dos voluntários já estava embalado num sono relaxante.

Cerca de 20 peças musicais do estilo clássico passaram no concerto. Entre elas ouviu-se a ária “Nessun Dorma” (em português “Ninguém durma”) da ópera de Puccini “Turandot”.

“Algumas peças fizeram adormecer-me, outras mantiveram-me acordada, foi muito interessante”, explicou uma das voluntárias que estava na plateia.

“Passamos um terço ou um quarto da vida a dormir. A investigação do sono permite compreender em profundidade o significado desse facto”, explicou Yoshihiro Urade, da sociedade japonesa de pesquisa do sono.

Os investigadores concluíram que os eletroencefalogramas aliados a um fundo musical ajudam as perceber qual a melhor forma de lidar com problemas de sono.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório