Mundo

Japão: Uma árvore para estudar e brincar

NULL
Versão para impressão

Dois arquitetos transformaram uma árvore numa escola e espaço de brincadeiras, na cidade japonesa deTachikawa, localizada perto de Tokyo. A construção utiliza sobretudo o vidro, deixando a árvore no papel de protagonista.

A árvore tem cerca de 50 anos e a sua história é a de uma verdadeira sobrevivente. Resistiu a um furacão, sem ter sido arrancada do chão, e a quase ter secado devido às consequências da catástrofe. Recuperou sozinha e tornou-se um dos locais favoritos para as brincadeiras das crianças.

Yui e Takaharu Tekuza, os dois arquitetos, tiveram em conta a vida desta árvore e decidiram construir um edifício à volta dela, integrando-a numa escola que já ali existia.

Nesta árvore, há agora aulas de inglês e muita brincadeira das crianças que ali aproveitam os intervalos ou esperam pelo autocarro que as leve de volta a casa.

O edifício chamado “Ring Around a Tree” (“Anel em Volta de uma Árvore”) tem uma estrutura circular feita de vidro e madeira, sendo metade aberta para o ar livre e outra metade fechada, como explica o portal Domus.

Cada um dos dois andares da construção tem uma sala de aula, onde não há mesas nem cadeiras que obriguem às aulas tradicionais ou limitem o espaço às crianças.

Neste jardim interior onde a árvore é protagonista fizeram-se ainda quatro espécies de andares onde apenas os mais pequenos cabem em pé. Com apenas um metro de altura, estes túneis convidam os alunos a brincar, explorar e rastejar, sem perigo de lesões já que o chão está protegido com um material especial e macio.

Para além das salas de aulas, há também zonas de espera, com bancos, que se separam da árvore apenas por grandes janelas de vidro, ligando o espaço interior com o espaço exterior.

O “Ring Around a Tree” foi concebido para inspirar a imaginação dos mais pequenos, num local desenhado para estudar e brincar.
 
Veja AQUI as fotos da árvore. 

[Esta notícia foi sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório