Mundo

Japão: Madeira dos escombros vai gerar energia

Para compensar o déficit energético que se prevê para os meses de verão, o ministério da Agricultura japonês planeia queimar a madeira dos escombros resultantes do sismo e tsunami de 11 de março para ger
Versão para impressão
No ano passado, as temperaturas recorde que se registaram no território japonês, ao longo de julho, agosto e setembro, fizeram disparar a utilização de ar condicionado. Estima-se, por isso, um deficit máximo de 15 milhões de quilowatts nas zonas que eram abastecidas pela Tokio Electric Power Co (Tepco), se este verão for tão quente como o de 2010.

Assim, o ministério japonês da Agricultura quer queimar os cerca de dois milhões de toneladas de escombros de madeira produzidos pela catástrofe natural para produzir cerca de 200 mil quilowatts de energia. Seis fábricas de geração de energia elétrica da região de Tóquio e do nordeste do Japão demonstraram já o seu interesse em desenvolver a medida.

Recorde-se que o Executivo japonês já havia lançado, no início deste mês, um plano para limitar o consumo de energia em 25% por parte dos grandes consumidores e entre 15 e 20% por parte dos pequenos consumidores, nas horas mais quentes do verão.

O Japão, país energeticamente dependente do exterior, importa por dia quatro milhões de barris de petróleo.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub