Mundo

Japão: avó e neto sobrevivem 9 dias nos escombros

A japonesa Sumi Abe, uma avó de 80 anos e Jin Abe, o neto de 16 são dois exemplos de sobrevivência depois de terem resistido nove dias debaixo dos escombros da casa onde viviam e que desmoronou após o terramoto e tsunami que atingiram o Japão há mais
Versão para impressão
A japonesa Sumi Abe, uma avó de 80 anos e Jin Abe, o neto de 16 são dois exemplos de sobrevivência depois de terem resistido nove dias debaixo dos escombros da casa onde viviam e que desmoronou após o terramoto e tsunami que atingiram o Japão há mais de uma semana.

Sumi e Jin tiveram a sorte de estar na cozinha quando a casa colapsou no dia 11 de março. Jin conseguiu no meio dos escombros alcançar alguns cobertores, comida e água que os ajudou a manter vivos até serem resgatados este domingo.

“Enquanto procuravam por sobreviventes, elementos da equipa de resgate ouviram uma voz que pedia ajuda vinda de uma casa em ruínas”, afirmou um porta-voz policial de Ishinomaki, uma das cidades mais afetadas pela catástrofe.

“Foi então que vimos uma criança tentar sair pelo telhado destruído”, completou um dos elementos, citados pela AFP.

Sumi e Jin Abe, “em leve estado de hipotermia”, foram imediatamente retirados e transportados de helicóptero a um hospital. Embora debilitados, não apresentavam ferimentos.

Este resgate deu um pouco de esperança aos socorristas, que a esta altura já dificilmente contavam com a possibilidade de encontrar sobreviventes.

A catástrofe de 11 de março deixou 8.133 mortos e 12.272 desaparecidos, segundo um último balanço da polícia divulgado no domingo.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub