Cultura Em Destaque

Já são conhecidos os vencedores Portugal Cinco Estrelas

Mais de 205.000 portugueses participaram na 1ª Edição do Portugal Cinco Estrelas
Versão para impressão

Já são conhecidos os vencedores do galardão Portugal Cinco Estrelas, criado especificamente para distinguir os principais recursos patrimoniais que caracterizam e valorizam o nosso país e o tornam num destino verdadeiramente Cinco Estrelas assim como as marcas exclusivamente de origem portuguesa, de grande relevo regional.

Este prémio, baseado no conceito e sistema de avaliação do Prémio Cinco Estrelas, pretende não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, como também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas e outras áreas de referência e interesse nacional.

Categorias e vencedores

Património Nacional

 Os vencedores ao nível do património nacional foram distinguidos em 15 categorias após mais de 205.000 votos online no site https://portugal.cinco-estrelas.pt e através da Multidados, empresa de estudos de mercado responsável por este estudo:

  • Aldeias e Vilas: Sete Cidades, Monsanto, Piódão, Monsaraz, Sintra, Marvão e Castro Laboreiro
  • Artesanato: Galo de Barcelos, Tapetes de Arraiolos, Vidro da Marinha Grande, Azulejaria, Bordados da Madeira, Rendas de Bilros, Filigrana, Barro Preto de Bisalhães.
  • Cozinha Tradicional: Carne de Porco à Alentejana, Cozido das Furnas, Alheira de Mirandela, Sopa da Pedra, Choco Frito.
  • Doçaria Regional: Ovos Moles, Crúzios, Pudim Abade de Priscos, Sericaia, Dom Rodrigo, Pampilhos, Pastéis de Belém, Tortas de Azeitão
  • Festas | Feiras | Romarias: Festival Internacional do Chocolate, Santo António, Festa da Flor (Madeira), Festa das Flores de Campo Maior, São João, Festa dos Tabuleiros, Festas da Nossa Senhora da Agonia, Feira de São Mateus.
  • Ilhas: Ilha de Tavira, Ilha de São Miguel, Ilha da Berlenga, Ilha da Madeira, Ilha dos Amores.
  • Monumentos: Santuário do Bom Jesus, Capela dos Ossos, Mosteiro da Batalha, Palácio da Pena, Torre dos Clérigos, Castelo de Almourol, Basílica de Santa Luzia.
  • Museus: Museu dos Baleeiros. Museu dos Descobrimentos, Portugal dos Pequenitos, Centro de Ciência Viva, Museu dos Coches, Fundação Serralves, Museu do Douro, Museu do Caramulo.
  • Música: Fado de Coimbra, Cante Alentejano, Fado de Lisboa
  • Praias: Praia da Costa Nova, Praia da Rocha, Praia da Nazaré, Praia de Porto Santo, Praia das Furnas, Praia da Apúlia, Praia da Figueira, Praia do Cabedelo, Praia do Guicho, Praia dos Galapinhos.
  • Produtos Naturais: Ananás dos Açores, Uva sem grainha, Cereja do Fundão, Laranja do Algarve, Mel de Rosmaninho, Pera Rocha do Oeste, Banana da Madeira, Melão de Santarém, Castanha de Trás os Montes.
  • Recursos Naturais: Cobre e Zinco (Minas de Neves Corvo), Sal de Aveiro, Cortiça, Xisto.
  • Reservas | Paisagens | Barragens: Lagoa das Sete Cidades, Parque Natural das Dunas de São Jacinto, Barragem de Vilarinho das Furnas, Barragem do Alqueva, Parque Natural da Ria Formosa, Reserva Natural das Berlengas, Tapada Nacional de Mafra, Barragem de Castelo de Bode, Parque Natural da Arrábida, Parque Nacional da Peneda-Gerês.
  • Serras | Montanhas: Serra da Devassa, Serra da Lousã, Serra de Monchique, Serra da Estrela, Serra de Sintra, Serra da Arrábida, Serra do Caramulo.
  • Vinhos: Vinho da Madeira, Vinho do Porto, Moscatel de Setúbal

Categorias e Vencedores

Marcas exclusivamente de origem portuguesa

As marcas foram apuradas vencedoras em 52 categorias, recorrendo à metodologia do Prémio Cinco Estrelas que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os 5 principais critérios que influenciam a sua decisão de compra (Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação), em 3 situações distintas e complementares: Comité de Avaliação; Testes de Experimentação e Questionários de Avaliação Massificada.

 Todas as marcas vencedoras podem ser vistas no link: https://portugal.cinco-estrelas.pt/vencedores-2018-link/

O elevado número de candidaturas por entidades regionais ao já reconhecido Prémio Cinco Estrelas, que obteve um crescimento do número de candidaturas superior a 400% nos últimos dois anos, acelerou o surgimento deste novo galardão que pretende enaltecer as valências empresariais de carácter regional e o impacto que estas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística.

A organização do Portugal Cinco Estrelas enaltece que “é muito importante e prestigiante ver a grande aceitação do projeto Cinco Estrelas a nível regional e, em simultâneo, ver distinguido o trabalho, esforço e talento das empresas portuguesas regionais e que causam um verdadeiro impacto positivo nas comunidades onde se localizam. É igualmente honroso ver premiados os principais ícones nacionais, que definem a nossa cultura, a nossa portugalidade e a nossa essência enquanto povo.”

 A cerimónia de entrega de prémios da 1ª Edição do Portugal Cinco Estrelas irá realizar-se no dia 12 de abril no Teatro Thalia.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub