Fitness & Bem-estar

Já foram escolhidas as novas sardinhas de Lisboa

Um Santo António do fogareiro, um vendedor de 'mines', um pescador, uma bóia salva-vidas e uma sardinha 'Compreendi-te', como dizia Vasco Santana ao candeeiro. Estas são as cinco sardinhas vencedoras da 5.ª edição do concurso de sardinhas de Lisboa.
Versão para impressão
Um Santo António do fogareiro, um vendedor de ?mines?, um pescador, uma bóia salva-vidas e uma sardinha ?Compreendi-te?, como dizia Vasco Santana ao candeeiro. Estas são as cinco sardinhas vencedoras da 5.ª edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa?15.

Este ano, a competição para reinventar a sardinha contou com 4.988 participantes de 50 países diferentes, revela a EGEAC. A Sardinha tornou-se o ícone das Festas de Lisboa e da cidade há 12 anos, graças à parceria entre a EGEAC e o ateliê Silvadesigners, com o contributo criativo, nos últimos 5 anos, de milhares de autores de todo o mundo. 
 
Ao longo dos anos, a Sardinha, recriou-se em várias cores, foi futebolista, foi pop, foi grafitada, interpretou vários temas e papéis, foi criada e reinterpretada das mais diversas formas.

Em 2009 e 2010, foi assinada por artistas e ilustradores convidados, e em 2011 saltou para mãos 'de quem a apanhasse' e quisesse fazer dela o ponto de partida da criatividade, na primeira edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa.

 
Em apenas cinco anos, foram recriadas mais de 25 mil sardinhas, digitais e tridimensionais, de autores consagrados e virtuosos amadores, com temas políticos, históricos, simplesmente gráficas ou abstratas, lisboetas e do mundo (com propostas de mais de 60 países).

À semelhança dos anos anteriores, as sardinhas vencedoras e uma seleção de outras sardinhas do concurso deste ano vão estar, durante as festas, em exposição na mostra “A Minha Vida dava uma Sardinha”, na Fundação Millenium BCP, Rua Augusta, com um conceito expositivo diferente.
 
Na 5.ª edição do Concurso de Sardinhas, são 5 as sardinhas vencedoras que, além do prémio monetário no valor de 2 mil euros, irão integrar a imagem da campanha das Festas de Lisboa?15:
 
Santo António do fogareiro (digital) – Alberto Faria, português
 
Sardinha Compreendi-te (várias técnicas) ? Delfim Ruas, português
 
Sardine lifesaver (digital) ? Marta Sorte, italiana
 
Fisherman (pintura) ? Martin Jarrie, francês

O Vendedor de “Mines? (desenho) ? Rui Fazenda, português
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório