Ambiente

Já é possível plantar alface e feijão no fundo do mar

Luca Gamberini e o seu pai Sergio Gamberini são aquilo que se pode chamar agricultores subaquáticos. A dupla italiana tem várias estufas no fundo do mar, ao largo de Génova, e já produzem diversos alimentos, desde ervas aromáticas a morangos e alface
Versão para impressão
Luca Gamberini e o seu pai Sergio Gamberini são aquilo que se pode chamar agricultores subaquáticos. A dupla italiana tem várias estufas no fundo do mar, ao largo de Génova, e já produzem diversos alimentos, desde ervas aromáticas a morangos e alface.
 
Uma vez que 70 por cento da Terra é coberta de água, este projeto propõem-se a suprimir as necessidades alimentares da população mundial oferecendo a possibilidade de usar o espaço do planeta que se encontra submerso para produzir produtos agrícolas.
 
Sergio Gamberini é um apaixonado pelo mar e passa grande parte do seu tempo debaixo de água. Aliás, o italiano é o presidente da multinacional Ocean Reef Group, empresa que produz e vende material de mergulho. 
 


Foi há quatro anos, durante um dos seus mergulhos, no mar italiano, que Sérgio Gamberini teve uma ideia, no mínimo, original: plantar produtos hortícolas no fundo do mar.
 
Com a ajuda da equipa da Ocean Reef, Luca e Sergio começaram a desenhar uns balões de grande dimensão dentro dos quais inserem vasos com sementes.

Uma vez que a temperatura da água do mar é constante e que, na água, as plantas permanecem imunes à seca devido à condensação que se acumula nas paredes das estufas subaquáticas, o crescimento destas plantas nestas condições é favorecido. 

 
Nos últimos anos, o projeto tem sido aperfeiçoado com sensores, recolha de dados, testes de vários tipos de sementes. Finalmente, em 2015, o projeto Nemo's Garden apresentou oficialmente os seus balões-estufa que já estão a produzir manjericão, tomate, morangos, alface e feijões. 

Aliás, em breve, a empresa vai mesmo disponibilizar ao público uma versão dos balões Nemo's Garden “caseira”, que pode ser usada nos aquários lá de casa. 

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório