Cultura

Itália: Jovens recebem 500 euros para gastar em cultura

O governo italiano aprovou na semana passada o "bonus cultura", uma iniciativa que oferece 500 euros para investir em atividades e produtos culturais a todos os jovens que cumpram 18 anos em 2016.
Versão para impressão
O governo italiano aprovou na semana passada a iniciativa "bonus cultura" que vai oferecer a todos os jovens que cumpram 18 anos, em 2016, 500 euros para investir em atividades e produtos culturais.
 
A oferta chegará a todos os jovens que nasceram em 1998, sejam eles italianos ou tenham autorização de residência no país. O dinheiro poderá ser gasto em museus, pontos arqueológicos, teatros, cinemas, concertos, exposições, feiras, música ou livros.
 
O sistema criado pelo governo italiano é fácil de usar. Os jovens terão de fazer 'download' de uma aplicação, a 18app, no telemóvel e usar as credenciais de acesso para criar uma conta. Assim que o façam recebem 500 euros na aplicação que poderão usar para fazer inúmeros investimentos até 31 de Dezembro de 2017, data de vencimento da linha de crédito.
 
As autoridades prometeram que o catálogo de ofertas será extenso, podendo ser possível comprar produtos físicos como livros e discos de música, como também bilhetes de cinema, teatro ou museus. O responsável pela seleção das propostas será o Ministério do Património Cultural Italiano, criador da iniciativa.
 
No total, o governo prevê que o “bonus cultura” beneficiará 574,593 jovens e o investimento dedicado ao programa será de 290 milhões de euros.
 
Embora a medida tenha sido aprovada no orçamento de Estado do início de 2016, esta só foi apresentada oficialmente na semana passada e deverá entrar em vigor a 15 de setembro, coincidindo com o início do ano escolar.

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o Subsecretário do Conselho de Ministros, Tommaso Nannicini, comentou que a iniciativa "envia uma mensagem clara: a de uma comunidade que acolhe a vida adulta, não esquecendo o quão importante é o consumo de cultura para o enriquecimento pessoal e para o fortalecimento do tecido social do país".

Notícia sugerida por André Luís

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub