Ambiente

Itália: Glaciar coberto para evitar derretimento

O glaciar Presena, em Trento, no norte de Itália, está a ser coberto por uma tela térmica para diminuir e prevenir o degelo durante o verão. A geleira foi uma das que mais derreteram no país nos últimos anos.

Versão para impressão
[Imagem: © MeteoLive]

O glaciar Presena, em Trento, no norte de Itália, está a ser coberto por uma tela térmica para diminuir e prevenir o degelo durante o verão. A geleira foi uma das que mais derreteram no país nos últimos anos.

A tela especial filtra os raios ultravioletas do sol e foi importada da Áustria, onde já deu provas da sua eficácia nestes casos. Mede 90 mil metros quadrados e tem uma espessura de 4 milímetros. Tem uma cor branca para se integrar na paisagem e que também ajuda a refletir os raios de sol. Estará a tapar a geleira até setembro, altura em que será removida.
 
“Este sistema funciona apenas se temos gelo por baixo da neve. E este é o caso do Presena. Se houvesse apenas a neve sobre a erva ou a terra, derreteria de qualquer forma. Queremos proteger o gelo mantendo a neve fria”, explicou ao correspondente da BBC Brasil Giacinto Delpero, presidente da empresa Carossello Tonale, responsável pelo trabalho de cobertura.

Esta não é a primeira vez que a Itália usa um método semelhante para preservar os seus glaciares. Há dois anos numa escala mais pequena foi feito um teste apenas com 30 mil metros quadrados que mostrou ser altamente eficaz. O gelo coberto pelo material derreteu menos 60% que as restantes zonas que ficaram descobertas.

O plano é criativo e vem a tempo de tentar minimizar o degelo de que são alvo as montanhas da província de Trento, que de acordo com a BBC, têm enfrentado diminuições drásticas nos últimos anos.

“Uma coisa é certa: o derretimento das geleiras ocorre por causa do aumento da temperatura global”, esclarece o engenheiro ambiental e territorial Nicola Paoli, do Serviço de Proteção Civil da Província de Trento, onde fica o glaciar.

As geleiras de Trento já perderam 25% de sua massa total entre 1993 e 2003. O Presena apresenta a situação mais crítica, com uma redução da ordem de 39%.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório