i9magazine

IT cria software para aumentar empenho dos utentes na fisioterapia

Versão para impressão

Utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para monitorizar os exercícios de fisioterapia. É este o ponto de partida do TailorPhy – Smart Sensors and Tailored Environments for Phisiotherapy – projeto desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações (IT), pólo de Lisboa –, que tem como objetivo melhorar os processos de reabilitação motora e a gestão clínica das terapias. A tecnologia permite a medição dos movimentos funcionais dos pacientes durante as sessões de fisioterapia, garantindo um maior rigor na intervenção técnica e uma maior objetividade na avaliação do utente. O programa garante, igualmente, uma leitura mais exata da evolução dos tratamentos.

No âmbito do projeto de investigação TailorPhy, coordenado por Octavian Postolache – investigador sénior do Instituto de Telecomunicações (IT-IUL) e docente no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – IUL) – foram, ainda, desenvolvidos vários softwares com aplicações baseadas em Kinect. Refira-se, a este nível, o desenvolvimento de jogos sérios como o Apple Harvesting, que estimula o treino dos membros superiores ou mesmo da aplicação Step the Tile para o treino dos membros inferiores e equilíbrio global do corpo. Refira-se que o TailorPhy surge no contexto de um forte investimento na área de inovação médica realizada pelo Instituto de Telecomunicações, que comemora 25 anos ao serviço do desenvolvimento científico.

JustPhysioKidding – Fisioterapia a brincar

JustPhysioKidding é, por sua vez, o nome atribuído ao projeto que tem como objetivo aumentar o desempenho na fisioterapia das crianças com paralisia cerebral através de jogos, incentivando-as a realizar movimentos repetitivos – pré-definidos pelo terapeuta – que sejam necessários à sua recuperação. A plataforma inclui, também, uma interface que permite ao fisioterapeuta analisar os dados recolhidos, possibilitando uma monitorização mais eficaz da reabilitação e evolução do paciente.

O conteúdo IT cria software para aumentar empenho dos utentes na fisioterapia aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub