Ciência

IST: Português recebe bolsa europeia de 1.5 milhões

Um milhão e meio de euros. Este é o valor que Vítor Cardoso, investigador e professor do Instituto Superior Técnico, vai receber do European Research Council (ERC).
Versão para impressão
Um milhão e meio de euros. Este é o valor que Vítor Cardoso, investigador e professor do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA), do Instituto Superior Técnico, vai receber do European Research Council (ERC) para avançar na sua investigação dos buracos negros. É a segunda vez que o investigador português recebe uma bolsa desta entidade.
 
Num ano em que é celebrado o centenário da Relatividade Geral, esta bolsa vai ser usada para investigar as equações de Einstein em condições extremas, nomeadamente a colisão entre buracos negros, informa um comunicado do IST enviado ao Boas Notícias.
 
Com aplicações na área da astrofísica e da física de altas energias, a colisão de buracos negros gera uma quantidade astronómica de ondas gravitacionais, que podem ser detetadas com telescópios especiais. O estudo deste processo pode também ajudar a resolver questões complexas a que físicos têm tentado responder ao longo da história.
 
Portugal já recebeu mais de 30 bolsas da ERC
 
As bolsas ERC são as mais prestigiadas bolsas na Europa. Esta é a segunda vez que o professor Vítor Cardoso é distinguido, tornando-o num dos poucos físicos europeus galardoados duas vezes com bolsas ERC.

Em 2010, Vítor Cardoso recebeu uma primeira bolsa, de um milhão de euros, para investigar o mesmo tópico ligado à colisão de buracos negros, como noticiou o Boas Notícias na altura

 
Fundada em 2007 pela Comissão Europeia, a ERC é uma entidade responsável por financiar investigações científicas e tecnológicas realizadas no seio da União Europeia. Desde a fundação desta entidade, Portugal já recebeu mais de 30 bolsas da ERC.  

Notícia sugerida por Maria da Luz, António Resende e Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório