i9magazine

ISQ avalia a maturidade i4.0 das PME

Versão para impressão

 

O ISQ, com apoio do SIAC, está a desenvolver o projeto SIM4.0 que visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre Sistemas Inteligentes de Monitorização (SIM) para PME e tecido industrial nacional, com incidência em três setores alvo tradicionais: Bens de Equipamento, Componentes e Agroalimentar.

Após a apresentação pública do projeto realizada através de três workshops ocorridos em Castelo Branco (13 de março), S. João da Madeira (14 de março) e Évora (15 de março), o ISQ encontra-se presentemente a caraterizar os setores alvo e avaliar a sua maturidade tecnológica para enfrentar os desafios da i4.0.

Neste contexto irá realizar um conjunto de novos workshops cujo principal objetivo é o diagnóstico à preparação das empresas para a indústria 4.0. Nestes workshops serão apresentados os objetivos do SIM4.0, discutidos os fundamentos e conceitos da i4.0, apresentada a ferramenta de diagnóstico online a disponibilizar brevemente pelo ISQ e promover-se-á a discussão entre os participantes sobre aspetos críticos da adoção dos conceitos i4.0. No final, pretende-se selecionar 5 empresas em cada um dos três setores em estudo, onde será realizada uma caraterização exaustiva da estrutura organizacional e produtiva, objetivos estratégicos, etc., usando uma abordagem que de forma sistemática permita identificar cenários de desenvolvimento a partir do conhecimento da condição atual da empresa e dos seus objetivos para o futuro.

Os workshops terão lugar:

– 22 de maio: S. João da Madeira nas instalações da SANJOTEC

– 24 de maio: Leiria nas instalações da NERLEI

– 29 de maio: Castelo Branco nas instalações da INOVCLUSTER

– 5 de junho: Évora nas instalações do PACT

O conteúdo ISQ avalia a maturidade i4.0 das PME aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub