Mundo

Isenção de vistos entre UE e Brasil

Esta quinta feira, os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia assinaram, no Luxemburgo, dois acordos de isenção de vistos entre UE e Brasil para estadias de curta duração até três meses, aplicáveis a titulares de passaportes normais e diplo
Versão para impressão
Esta quinta feira, os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia assinaram, no Luxemburgo, dois acordos de isenção de vistos entre UE e Brasil para estadias de curta duração até três meses, aplicáveis a titulares de passaportes normais e diplomáticos.

Desta forma passa então a haver reciprocidade entre cidadãos europeus e brasileiros, que podem passar a viajar de um território para o outro e aí permanecer por um período até três meses sem necessidade de visto.

Segundo o Conselho da UE, os dois acordos – que assinalam o fim das negociações iniciadas há dois anos para incluir nos pactos já existentes os países que entraram no bloco europeu em 2004 -, constituem um “progresso considerável” para os cidadãos europeus, especialmente os que residem na Estónia, Chipre, Malta e Letónia, que ainda precisavam de visto para entrar no Brasil.

As visitas de curta duração incluem as viagens de turismo, visitas familiares, ou reuniões e conferências profissionais. Para o exercício de atividades integradas num contexto laboral, de estudos ou períodos de formação continuará a ser necessário o visto entre ambas as partes.

De acordo com a AFP, a medida entrará em vigor em fevereiro de 2011 e vai afetar entre 90 a 95% dos viajantes europeus para o Brasil que permanecem no país durante períodos inferiores a três meses.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório