Mundo

Irlanda: Descoberto navio espanhol da Armada Invencível

NULL
Versão para impressão
Um navio espanhol pertencente à Armada Invencível que naufragou no século XVI foi descoberto em frente à costa do condado de Donegal, no noroeste da Irlanda, anunciou esta sexta-feira o Governo irlandês, através do ministro da Cultura e Património, Jimmy Deenihan.

Ao que tudo indica, o navio foi encontrado em águas relativamente baixas, é do século XVI e faz parte da expedição de 1588.

O ministro da Cultura e Património da Irlanda, Jimmy Deenihan, defende que esta é uma descoberta de “enorme importância não só para Irlanda mas para a comunidade arqueológica, histórica e marítima internacional”.

Deenihan anunciou também que o estado vai suportar as investigações detalhadas dos escombros do navio.

“Poderá fornecer informações de enorme relevancia sobre a vida a bordo e sobre a realidade dos recursos militares e navais disponíveis para a campanha da Armada”, disse o ministro à Radiotelevisão Irlandesa (RTE).

A Armada Invencível

A Armada Invencível foi uma esquadra reunida pelo rei Filipe II para invadir e ocupar a Inglaterra. Era composta de 130 navios, tripulados por 8.000 marinheiros, levando mais de 18.000 soldados.

A embarcação agora descoberta afundou-se no século XVI, quando se dirigia à costa inglesa para conseguir o que nunca ninguém tinha alcançado antes (e até agora).

Além da marinha britânica, a Armada que lutar sobretudo contra as adversidades da Natureza, responsáveis pela destruição de cerca de metade dos navios. Até o então rei espanhol, Filipe II, chegou a afirmar que não tinha enviado os “barcos para lutarem contra as intempéries”.

[Esta notícia foi sugerida por Vítor Caixeiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório