Mundo

Irão: Menina desafia a lei ao cantar em público

O novo sucesso do Youtube é um vídeo de uma menina iraniana que canta uma música de Adele desafiando as leis que impedem as mulheres de cantar em público.
Versão para impressão
Não faltam no Youtube interpretações feitas jovens de todo o mundo dos vários “hits” da música atual. No entanto, há um novo sucesso que está a mexer com a opinião pública por poder ser encarado como muito mais do que um “cover”. Trata-se de um vídeo de uma menina iraniana que canta Someone Like You” da premiada Adele, desafiando as leis do seu país, que impedem as mulheres de cantar em público sozinhas.
 
Tara tem apenas 13 anos, mas há já quem a classifique como um exemplo de bravura política num regime onde há rédea curta sob a governação do líder Ayatollah Khomeini. Massoud Hayoun, colunista do TheAtlantic.Com, acredita mesmo que este é um ato de rebelião com grande significado.
 
“Esta menina é parte de um movimento muito maior no Irão. Aos 13 anos está a quebrar a lei, estabelecida em 1979 aquando da Revolução Islâmica, que proíbe as mulheres de cantarem. A Tara está a erguer-se contra quem impede a obtenção e recriação da música ocidental”, escreveu Hayoun no seu blog pessoal.
 
O vídeo conta já com mais de 415 mil visualizações e muitos comentários de utilizadores de todas as partes do mundo, entre os quais se sobressaem opiniões de iranianos e de estrangeiros que já visitaram o país, apontando que a situação não é tão negra quanto podemos ser levados a pensar.
 
Smerdiits, responsável pelo carregamento do vídeo, fez, entretanto, questão de esclarecer que o vídeo é apenas música e não tem quaisquer fundamentações políticas, pelo que Tara não desrespeitou nenhuma regra.

O utilizador aproveitou ainda para enfatizar que “o Irão é bastante moderno”.
“Temos tudo o que vocês têm nos vossos países. Somos letrados e educados”, garantiu.

Clique AQUI para aceder ao artigo do jornalista Massoud Hayoun.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório