Ambiente

Investimento de 11 milhões vai requalificar rio Jamor

Em breve, poderá ser possível mergulhar nas águas do rio Jamor. Um protocolo entre as autarquias da Amadora, Oeiras e Sintra vai dar origem ao ?Eixo Verde e Azul?, um projeto para requalificar a bacia hidrográfica deste rio.
Versão para impressão
Em breve, poderá ser possível mergulhar nas águas do rio Jamor. Um protocolo entre as autarquias da Amadora, Oeiras e Sintra e ainda a empresa Parques de Sintra vai dar origem ao “Eixo Verde e Azul”, um projeto para requalificar a bacia hidrográfica deste rio e a área circundante do Palácio de Queluz. 
 
O “Eixo Verde e Azul” estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar um eixo ecológico comum aos concelhos da Amadora, de Oeiras e de Sintra. 
 
A requalificação da bacia hidrográfica do Jamor através de um conjunto de ações que irá promover a melhoria da qualidade da água do rio e seus afluentes é um objetivo prioritário, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias. Esta requalificacao deverá, também, prevenir o risco de cheias. 
 
Pretende-se ainda proceder à requalificação do espaço público em redor do rio Jamor, que nasce em Sintra e© desagua na Cruz Quebrada, e da ribeira de Carenque, bem como à valorização ecológica, paisagística e funcional da área envolvente do Palácio Nacional de Queluz. 
 
O “Eixo Verde e Azul” visa também promover o acesso das populações a este parque natural através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade suave ao longo dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

O comunicado enviado às redações não faz referência ao polémico plano da câmara de Oeiras para construir um empreendimento urbanístico na margem direita do Jamor. O plano autárquico gerou forte contestação sendo que o movimento civil "Vamos Salva o Jamor" entregou mesmo, na Assembleia Municipal, uma petição para suspender a iniciativa. No final de Junho deste ano, a câmara anunciou que, apesar dos protestos, o empreendimento vai avançar.
 
O protocolo para o "Eixo Verde e Azul" será assinado dia 14 de Julho, no Palácio de Belém, pelos presidentes das câmaras municipais de Sintra, Basílio Horta, da Amadora, Carla Tavares, e de Oeiras, Paulo Vistas, e pelo presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub