Ambiente

Investigadores de Coimbra e EDP protegem cegonhas

O projecto STORK (Sistema de Protecção para Avifauna - Cegonhas), desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), visa a criação de um sistema que evite a electrocussão das cegonhas que procur
Versão para impressão
O projecto STORK (Sistema de Protecção para Avifauna – Cegonhas), desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), visa a criação de um sistema que evite a electrocussão das cegonhas que procuram construir os seus ninhos nas estruturas da rede de distribuição eléctrica.

A solução passa pela emissão de sinais sonoros audíveis (sons de diversas espécies de aves) e ultrassónicos, a partir dos quais será possível emitir “alarmes em linguagem perceptível pelas aves”, refere em comunicado Vítor Madeira, Professor Catedrático da FCTUC. A tecnologia está a ser desenvolvida pelo Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra, estando já em fase de experimentação na zona do Baixo Mondego.

Espera-se que a iniciativa garanta o bem-estar da cegonha branca, reduzindo a sua taxa de mortalidade por electrocussão. A eficácia na prevenção das interrupções na distribuição de energia eléctrica às populações é outra das prioridades.

O desenvolvimento do projecto foi solicitado pela EDP (entidade promotora) e conta com o financiamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório