Saúde

Investigadores criam vacina contra aterosclerose

Investigadores do Karolinska Institute, na Suécia, estão a desenvolver uma vacina capaz de inibir entre 60 a 70% o aparecimento da aterosclerose. A nova técnica preventiva, já testada com sucesso em animais, reduz a formação de placas de aterosclerót
Versão para impressão
Investigadores do Karolinska Institute, na Suécia, estão a desenvolver uma vacina capaz de inibir entre 60 a 70% o aparecimento da aterosclerose. A nova técnica preventiva, já testada com sucesso em animais, reduz a formação de placas de ateroscleróticas que causam um estreitamento das artérias e levam a complicações graves de saúde como enfarte ou AVC.

O colesterol é transportado no sangue em partículas de LDL que se podem acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Como consequência, o LDL activa células do sistema imunitário, os linfócitos T, causando a inflamação que conduz à aterosclerose.

Neste estudo, os investigadores do Karolinska Institute, na Suécia, produziram uma vacina contra os receptores dos linfócitos T que estão envolvidos no reconhecimento das partículas de LDL. Desta forma, os investigadores conseguiram bloquear a resposta imune e reduzir o aparecimento da doença em cerca de 60 a 70%.

Por outro lado, o estudo também revelou que, ao contrário do que se pensava, os linfócitos T não reconhecem o LDL quando este está oxidado. O que explica a razão pela qual os antioxidantes são ineficazes na prevenção da aterosclerose, segundo explicou, citado pelo portal Ciência Hoje, o líder do estudo, Göran K Hansson.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório