Sociedade

Investigadores algarvios vencem prémio internacional

Dois investigadores da Universidade do Algarve foram distinguidos com o prémio internacional TIMBERLAKE, atribuído ao melhor artigo de investigação. Com o título 'Two-variable linear programming: a graphical tool with Mathematica', o mesmo foi assina
Versão para impressão
Uma ferramenta interativa e dinâmica que facilita o ensino de problemas matemáticos, valeu aos investigadores Susana Fernandes e José Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, o prémio internacional TIMBERLAKE, atribuído ao melhor artigo de investigação. 
 
A ferramenta, descrita no artigo “'Two-variable linear programming: a graphical tool with Mathematica”, foi presentada na International Conference on Algebraic and Symbolic Computation, que decorreu a 9 e 10 de Setembro, no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

O artigo apresenta a GLP_Tool, uma ferramenta didática inovadora que permite explorar e resolver graficamente problemas de programação linear com duas variáveis. 
 

A GLP_Tool, é uma ferramenta gráfica, completamente interativa e dinâmica, implementada com o sistema de álgebra computacional Wolfram Mathematica.

Depois de introduzir os dados da instância a estudar, o utilizador pode fazer variar todos os coeficientes do problema e verificar as correspondentes alterações, quer na representação gráfica, quer nos seus valores ótimos, em tempo real. 
 

As suas características gráficas, interativas e dinâmicas tornam-na uma ferramenta didática, que propicia a envolvência de professores e alunos num processo de ensino e aprendizagem  profícuos.

Como a resolução gráfica de problemas de programação linear está presente nos programas de disciplinas  de matemática, quer no ensino universitário quer no ensino secundário, os autores acreditam que a GLP_Tool será uma mais-valia no ensino e aprendizagem da Programação Linear em particular e da Matemática em geral. 
 

Susana Fernandes, professora do Departamento de Matemática, e José Pereira, aluno de doutoramento em Engenharia Informática, venceram o prémio TIMBERLAKE, cujo valor monetário será atribuído pela TIMBERLAKE Consultants a este que foi considerado o melhor artigo da autoria de um jovem investigador. 
 
A ferramenta estará brevemente disponível, de forma gratuita, no site do Wolfram Demonstrations Project

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub