Inovação e Tecnologia

Investigadora portuguesa em novo projeto de robótica

A investigadora portuguesa Manuela Veloso está a participar num novo projeto sobre interação entre robôs e seres humanos.
Versão para impressão
A investigadora portuguesa Manuela Veloso está a participar num novo projeto sobre interação entre robôs e seres humanos. Depois dos CoBots, a especialista nas áreas da Inteligência Artificial e da Robótica quer ir mais além na relação e assistência de criações robóticas a pessoas.
 
O anúncio foi feito pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (PCMP), citado pela Agência Lusa, que adianta que Manuela Veloso tem estado a trabalhar como “investigadora principal no projeto MAIS-S, um dos mais relevantes na área da robótica”.
 
A cientista (na foto abaixo) é autora dos CoBots, robôs capazes de interagir verbalmente com as pessoas, fazendo pedidos e agradecendo a ajuda, usados no interior do Campus da Universidade de Carnegie Mellon para fazer entregas e outros tipos de tarefas.

Aos CoBots junta-se, agora, o robô humanoide Baxter, desenvolvido pela Rethink Robotics de Boston, nos EUA, com vista a um trabalho conjunto no novo projeto de investigação da portuguesa.
 

O CoBot, embora sem braços, tem “grande mobilidade e é capaz de navegar autonomamente pelos edifícios” da Universidade Carnegie Mellon. Já o Baxter, “tem braços e é seguro para estar em ambientes com pessoas”. Os dois “complementam-se em termos de navegação (Cobot) e de manipulação (Baxter)”.

A cientista portuguesa, mundialmente reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área da Robótica e da Inteligência Artificial, prevê que a nova investigação “conduza a novas competências nas tarefas de interação e de assistência de robots a pessoas”.
 
O PCMP é  financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tem origem na colaboração entre o Governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
 
O acordo abrange mais de 300 estudantes de mestrado e de doutoramento, inclui um total de 25 projetos de investigação e envolve cerca de 80 diferentes empresas.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub