Ciência

Investigadora portuguesa da UMinho premiada nos EUA

NULL
Versão para impressão
Maria João Runa, investigadora da Universidade do Minho, foi galardoada com o Best Paper Award na conferência mundial “Wear od Materials”, realizada em Filadélfia, nos EUA, por uma pesquisa que introduz melhorias na aplicação de próteses de anca que visa diminuir a frequência de intervenções cirúrgicas de revisão nos pacientes.

O estudo apresentado permite compreender o efeito conjunto das proteínas e dos esforços mecânicos no comportamento de próteses de anca. Conclui que, em determinadas condições de solicitação mecânica, as proteínas podem ter um efeito protetor, prevenindo a degradação dos materiais envolvidos, enquanto noutras condições, caraterísticas de pessoas com maior atividade física, pode ser observado o efeito oposto.

A pesquisa, premiada de entre as 300 apresentadas, abre assim caminho para a introdução de melhorias nestes dispositivos, no sentido de diminuir a frequência de cirurgias de revisão, penosas para os pacientes e de elevado custo.

A investigação foi realizada no âmbito da dissertação de mestrado, que foi concluída em Dezembro com a classificação máxima, sob orientação dos professores Luís Augusto Rocha, da UMinho, em Guimarães, e Mathew T. Mathew, da Rush University Medical Center, em Chicago.

Será publicado na conceituada revista “Wear” e tem como título “Corrosion and tribocorrosion behavior of CoCrMo alloy used as hip joint implant materials under simulated body fluids: effect of proteins and normal load”.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório