Ciência

Investigador português eleito para organismo europeu

O trabalho científico de Helder Maiato, investigador no Instituto de Investigação e Inovação na Saúde da Universidade do Porto (i3S), permitiu ao investigador ser elegível para integrar a Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).
Versão para impressão
O trabalho científico de Helder Maiato, investigador no Instituto de Investigação e Inovação na Saúde da Universidade do Porto (i3S), permitiu ao investigador ser eleito para integrar a prestigiada Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).

Leia também: Um milhão de euros para investigador português

 

Os novos membros da EMBO são eleitos anualmente mediante o reconhecimento da sua contribuição para a excelência científica. A sua seleção é "um tributo à sua pesquisa", explica a organização europeia no seu site oficial.

"Esta nomeação vem reconhecer um trabalho de uma equipa alargada e extremamente dedicada ao longo dos últimos 11 anos, reforçando que Portugal tem condições e responsabilidades para desenvolver ciência fundamental ao nível do que melhor se faz na Europa e no Mundo", diz o investigador numa nota divulgada no site da Universidade do Porto.

Maria Mota, investigadora do Instituto de Medicina Molecular (IMM) de Lisboa, também vai integrar a organização, que inclui assim 15 cientistas em Portugal.

Perfil do investigador

Helder Maiato, natural de Matosinhos, é Investigador Responsável pelo Laboratório de Dinâmica e Instabilidade Cromossómica no i3S e professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina da UPorto.

Já teve artigos publicados em publicações científicas que incluem a "Science", "Cell" e "Nature Cell Biology". Atualmente interessa-se pela regulação espacio-temporal da mitose que assegura a correta distribuição dos cromossomas durante a divisão celular e, em 2015, fundou a Yscience, um projeto de educação de ciência para crianças.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub