Ciência

Investigador português distinguido em França

NULL
Versão para impressão
O investigador português José António Falcão foi distinguido pelo presidente francês Nicolas Sarkozy com a “Medalha da Juventude e dos Desportos”(Médaille de la Jeunesse et des Sports). O português, que atualmente é diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, foi distinguido pelo seu estudo e dinamização do Caminho de Santiago.

A condecoração “é um sinal que mostra que o esforço que tem vindo a ser feito para colocar o Alentejo nas grandes rotas da cultura, da sustentabilidade, das atividades ao ar livre e do desporto tem suscitado ecos positivos”, disse hoje à Lusa José António Falcão.

De acordo com o jornal regional Correio do Alentejo, que cita fonte oficial do Governo francês, a distinção ao investigador português deve-se pela sua intervenção “no estudo do caminho de Santiago, um trabalho que se traduz, já à escala europeia, na mobilização das comunidades locais para a defesa das vias de peregrinação a Santiago de Compostela”.

Por outro lado, este prémio distingue “o apoio aos peregrinos, a dinamização da presença de jovens e voluntários em campos de trabalho internacionais e o resgate do património cultural e natural das rotas jacobeias”, sublinha o mesmo jornal.

Esta medalha foi instituída por Pompidou em 1969 e é a mais alta distinção francesa para recompensar as personalidades que “se notabilizaram, de uma maneira particularmente honrosa, ao serviço da educação física e dos desportos, dos movimentos da juventude e das atividades socioeducativas, das colónias de férias e ao ar livre”.

A cerimónia de imposição da medalha, “raras vezes” atribuída a estrangeiros, vai decorrer na quarta-feira às 19:00 em Lisboa, no Palácio de Santos, a sede da Embaixada de França, de acordo com o comunicado enviado à agência Lusa, pela Diocese de Beja.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório