Ciência

Investigação: Luzes no céu podem prever sismos

Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto uma nova forma de prever terramotos. Os especialistas deram conta de uma associação entre a presença de misteriosas orbes no céu e a ocorrência de tremores de terra.
Versão para impressão
Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto uma nova forma de prever terramotos. Os especialistas deram conta de uma associação entre a presença de misteriosas orbes no céu e a ocorrência de tremores de terra, verificando que as primeiras tendem a surgir antes e durante o sismo. 
 
O canadiano Robert Thériault, líder da investigação, conta que, juntamente com a equipa, estudou os “ambientes tectónicos que estão na origem dos terramotos”, avaliando detalhadamente 65 diferentes fenómenos sísmicos. As conclusões dão conta da presença frequente de luzes no céu, normalmente ao mesmo nível que as fendas provocadas pelo movimento das placas tectónicas. 
 
Segundo o especialista, o fenómeno pode ser explicado por, nessa região, haver uma enorme tensão acumulada que dá origem a uma carga elétrica que, por sua vez, quando chega à superfície, é ionizada e transformada em luz. A mesma tende a assumir diferentes formas e pode ser avistada como que a flutuar no céu antes e/ou durante o sismo. 
 
O geólogo do Ministério dos Recursos Naturais do Quebec (Canadá) refere que 86% dos casos analisados correspondem a casos em que os terramotos foram precedidos e/ou acompanhados pela presença de estranhas orbes luminosas no céu, junto aos riftes das placas tectónicas em movimento. As mesmas tendem a aparecer nas mais variadas formas e medidas, mas sempre como massas globulares luminosas que tanto podem ficar paradas ou em movimento. 
 
O estudo foi recentemente publicado na Seismological Research Letters, onde Thériault refere que as ditas 'luzes sísmicas' estão a revelar-se um possível novo sinal de alerta da eventualidade e proximidade de um terramoto.

Saiba mais AQUI e veja, abaixo, o vídeo amador que regista as orbes visíveis no céu meia hora antes de um terramoto na China.
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub