Saúde

Investigação: Gel pode prevenir contágio de HIV

O primeiro gel com capacidade de prevenir o contágio de HIV durante o ato sexual está a ser desenvolvido por uma equipa de cientistas espanhóis. A investigação já superou as primeiras experiências "in vitro", com uma eficácia de 90%.
Versão para impressão
O primeiro gel com capacidades de prevenir o contágio de HIV durante o ato sexual está a ser desenvolvido por uma equipa de cientistas espanhóis. A investigação já superou as primeiras experiências ‘in vitro’, com uma eficácia de 90%.
 
Trata-se de um gel ou microbicida de uso tópico, tanto para mulheres como para homens. A aplicação vaginal ou retal poderá vir a proporcionar a proteção contra o contágio do vírus da SIDA, sem produzir irritação nem impedir a motilidade dos espermatozóides.
 
Maria Angeles Muñoz-Fernandes, responsável pelo projeto, salienta que o gel pode, ainda, ter a função de anti-inflamatório, uma vez que impede a chegada de células suscetíveis de serem infetadas por um período de 18 a 24 horas após as relações sexuais.
 
O estudo, publicado na revista científica Journal Of Controlled Release, refere que a investigação foi iniciada em 2003. A equipa de cientistas baseou-se na aplicação de um dendímetro, um tipo de molécula de tamanho nanoscópico, que bloqueia a infeção de células epiteliais e do sistema imunológico ao HIV.
 
As experiências realizadas ‘in vitro’ demonstraram que a partícula de une diretamente ao vírus, o que impede o contágio das células, conduzindo a uma eficácia de 90%. Atualmente, a investigação encontra-se na fase de ensaios em ratos humanizados, aqueles injetados com células humanas.
 
O estudo está a ser desenvolvido por investigadores do Laboratório de Imunologia Molecular do Hospital Gregorio Marañón e da Universidade de Alcalá de Henares. A eficácia do gel nos seres humanos deverá ser comprovada dentro de três a cinco anos.

Clique AQUI para aceder ao comunicado divulgado pela Universidade de Alcalá de Henares (em espanhol) e AQUI para aceder ao estudo (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub