Inovação e Tecnologia

Internet terá domínios em outros alfabetos

Pela primeira vez na história da internet, carateres não latinos são usados para criar domínios online. Os carateres árabes serão os primeiros domínios a permitir que países como o Egito, a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos usem o seu próprio a
Versão para impressão
Pela primeira vez na história da internet, carateres não latinos são usados para criar domínios online. Os carateres árabes serão os primeiros domínios a permitir que países como o Egito, a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos usem o seu próprio alfabeto.

Este update comunicacional foi anunciado pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet, o Icann, que defende que os novos domínios internacionais são um passo importante para tornar a internet mais global e acessível a todos como se pretende.

A mudança já foi classificada como “histórica” pelo presidente da Icann, Rod Beckstrom.

“Conteúdo escrito em diversas línguas já existe há muito tempo. O que acontecia é que em websites onde o conteúdo está escrito em hindu também deviam ter um acesso website também em hindu. Os endereços correspondentes serão agora possíveis”, explica o Icann em comunicado.

Os domínios estariam “disponíveis para uso imediato”, mas a organização admite que ainda deve levar algum tempo até que todos os alfabetos funcionem corretamente, embora isso tenha sido classificado como “formalidades”.

O uso de carateres tailandês, chinês e tamil também vão passar a ser permitidos. Mais de 20 países requisitaram aprovação de domínios nacionais à Icann.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório