Inovação e Tecnologia

Internet a bordo do Alfa Pendular chega em 2013

A CP prepara-se para dotar os comboios Alfa Pendular de equipamento wi-fi (comunicações sem fios). A instalação deste equipamento vai permitir aos passageiros de ambas as classes - primeira e turística - aceder à Internet a bordo já em 2013.
Versão para impressão
A CP prepara-se para dotar os comboios Alfa Pendular de equipamento wi-fi (comunicações sem fios). A instalação deste equipamento vai permitir aos passageiros de ambas as classes – primeira e turística – aceder à Internet a bordo, um acesso que deverá ser possível já no final deste ano ou no início de 2013.
 
A notícia é avançada pelo Público, que cita uma fonte oficial da CP. De acordo com o jornal, a empresa de comboios de Portugal realizou, no início deste ano, uma consulta pública para escolher um operador de telecomunicações, mas acabou por recusar as propostas da PT e ZON, cujos preços rondavam os 500 mil euros por três anos de serviço, quando o objetivo da transportadora era não exceder os 120 mil.
 
Face a esta situação, a CP terá optado por uma solução interna, que não deverá exceder os 100 mil euros e que consistiu na compra de equipamento para instalar nas 60 carruagens dos dez comboios Alfa Pendular que se encontram atualmente em circulação, adianta o diário.
 
Nos últimos meses a empresa de comboios efetuou uma experiência em duas carruagens e espera agora dotar toda a frota com um sistema wi-fi. Embora o operador que vai fornecer o serviço ainda não esteja decidido, a CP considera que tal não é um problema já que, escreve o Público, nos testes realizados não se verificaram grandes diferenças entre os fornecedores quanto à cobertura e velocidade de transmissão.
 
A empresa estima um gasto mensal de 1.800 euros em comunicações de dados móveis e pretende também alargar o serviço aos comboios Intercidades, não tendo, no entanto, qualquer previsão a respeito da data.

Em simultâneo, a CP está a desenvolver uma aplicação móvel para iOS, Android e Windows Phone que dará aos passageiros a hipótese de consultar horários e preços e comprar bilhetes de comboio para o serviço de longo curso e que “está a ser desenvolvida internamente, sem custos exteriores”.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório