Mundo

Instituto Superior Técnico lidera consórcio europeu

NULL
Versão para impressão
O Instituto Superior Técnico vai liderar um grupo de trabalho de um projeto europeu relacionado com as novas cidades inteligentes. O consórcio europeu conta também com a participação de outras 22 instituições portuguesas.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia e reúne centenas de instituições académicas, pequenas e médias empresas e operadores de telecomunicações. O objetivo do projeto Net!Works é identificar as áreas estratégicas em que as telecomunicações podem atuar nos vários setores de atividade das cidades.

O Net!Works apresenta uma nova forma de olhar para as cidades inteligentes, como “infraestruturas globais, onde os serviços são suportados em tecnologias de informação e comunicação”, explica Luís M. Correia, professor e um dos membros coordenadores do projeto, ao Portal Ambiente Online.

Luís M. Correia acredita que “a médio prazo, a aplicação prática deste conceito aumentará a qualidade de vida dos cidadãos, e melhorará a eficiência e a qualidade dos serviços prestados por autoridades públicas e empresas”.

O consórcio vai focar-se em seis áreas estruturais das cidades inteligentes: económica, pessoal, governo, mobilidade, ambiente e vivência.

No dia 5 de Outubro, os membros do projeto vão reunir-se numa Assembleia Geral em Bruxelas onde vão estar representantes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório