Espetáculos e Exposições

Inside Out: Mural da felicidade em Lisboa

Porque o riso é contagioso, três amigas quiseram contaminar a cidade de Lisboa com este vírus positivo. Para isso colaram nas paredes na antiga FIL, na avenida da Índia, retratos de 138 pessoas a rir ou a sorrir.
Versão para impressão
Porque o riso é contagioso, três amigas quiseram contaminar a cidade de Lisboa com este vírus positivo. Para isso colaram nas paredes na antiga FIL, na avenida da Índia, retratos de 138 pessoas a rir ou a sorrir, transformando um muro comum da capital num autêntico ‘mural da felicidade’.

Algumas são pessoas anónimas, outras são caras conhecidas. Mas todos estes retratos têm em comum a felicidade expressa através do riso ou de um sorriso. Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto são as dinamizadoras desta imensa galeria ao ar livre que qualquer pessoa pode visitar na avenida da Índia, em Lisboa.

Joanne Gatefield contou ao Boas Notícias que a ideia surgiu quando o fotógrafo francês JR venceu, em 2011, o prémio do TED [Technology Entertainment  Design] com o projeto Inside Out, que desafia pessoas individuais ou grupos, de qualquer ponto do globo, a mudarem a sua comunidade através de retratos gigantes que são expostos em sítios públicos

“Já conhecíamos o trabalho dele nalgumas cidades, nomeadamente em Paris, e quisemos trazer o conceito para Lisboa”, explica Joanne. Decididas a avançar com o projeto, as três amigas escolheram então o lema que serviu de base às imagens expostas em Lisboa.

“Não hesitámos em apostar no tema ‘Positive thinking’ tendo em conta os desafios atuais do país. Queremos pôr as pessoas a olhar para a frente, com boa energia e, se possível, com uma grande gargalhada”, explica.

Três sessões, 138 retratos

Durante o Verão, as dinamizadoras do Inside Out Lisboa desafiaram amigos e conhecidos para três sessões de fotografia que resultaram em 138 retratos – realizados pela fotógrafa Isabel Pinto – de pessoas a rir ou a sorrir.

As imagens foram depois foram enviadas em formato digital para a organização internacional do Inside Out, nos Estados Unidos, que transformou os retratos em posters de 1,20 metros por 90 centímetros.

O culminar o projeto decorreu este sábado com a colagem dos 138 cartazes que contou com a participação da maior parte dos rostos fotografados e de outras pessoas que se quiseram juntar à iniciativa.

“Foi um momento extraordinário e muito gratificante ver as pessoas a colaborar na colagem”, conta Joanne, deixando o convite para visitar esta galeria da felicidade. Portugal junta-se assim a mais de cem países que já aderiram a este imenso projeto de arte urbana participativa.

Nos próximos meses, o mural será documentado em imagens e videos que serão colocados no Facebook do projeto português e no site internacional do Inside Out de maneira a tornar esta obra verdadeiramente contagiante.

Clique AQUI para visitar o Facebook do Inside Out Lx – com centenas de fotos do mural e das sessões fotográficas – e AQUI para visitar o site internacional do projeto.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub