Em Destaque Inovação e Tecnologia

Inovação analisa qualidade do sémen em segundos

Novidade para telemóveis assemelha-se a um teste de gravidez
Versão para impressão
por redação

Fácil e barata, foi assim que um grupo de investigadores de Harvard desenvolveu uma forma rápida e precisa de analisar a qualidade do sémen através da câmara de um telemóvel.

Para fazer este teste, que foi pensado e construído pela Escola de Medicina de Harvard, é preciso recolher uma quantidade mínima de sémen com uma seringa que tem um chip, onde será introduzido num dispositivo que fica encaixado num smartphone e com a câmara deste pode examinar a amostra de sémen. A verificação da qualidade do sémen deverá demorar menos de cinco segundos.

Este teste mede a quantidade de espermatozóides e a sua capacidade – indicadores de fertilidade – conseguindo saber em segundos se é fértil ou não. Fez-se o teste a 350 amostras de sémen com uma percentagem de sucesso de 98%.

O jornal La Vanguardia referiu que os investigadores estão a tentar a autorização para comercializar este dispositivo. Também esperam usar a mesma tecnologia, no futuro, para o acesso as análises ao sangue e à saliva para que estas sejam mais fáceis.

 

notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório