Saúde

Iniciativa alerta portugueses para benefícios do iogurte

Celebra-se, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Iogurte. Como forma de assinalar este dia vai ser apresentado, em Portugal, um novo programa de sensibilização para a importância das pequenas refeições numa alimentação globalmente mais equilibrada.
Versão para impressão
Celebra-se, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Iogurte, uma data que alerta para as vantagens deste alimento para a saúde graças à sua concentração de vitaminas, proteínas e minerais. Como forma de assinalar este dia vai ser apresentado, em Portugal, um novo programa de sensibilização para a importância das pequenas refeições numa alimentação globalmente mais equilibrada.
 
Intitulado “Um Iogurte por Dia”, o novo programa pretende chamar a atenção da população para o facto de que mudanças simples na forma como se gerem os lanches a meio da manhã ou da tarde podem fazer a diferença e que lanches saudáveis que incluam iogurte podem ser uma boa solução, ao constituir-se como uma opção económica e amiga do organismo.
 
“Dado o grande número de opções disponíveis para os lanches e, sobretudo, numa fase de contenção do orçamento familiar destinado à alimentação, não basta apenas alertar para a importância dos lanches, mas também para o facto de ser fácil deixarmo-nos seduzir por alternativas nutricionalmente menos saudáveis e nem sempre mais baratas”, sublinha a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, parceira do projeto, em comunicado enviado ao Boas Notícias. 
 

No âmbito do lançamento do programa, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, outra das entidades envolvidas, vai apresentar o primeiro Consenso Científico sobre iogurte, um documento que reúne evidências dos benefícios deste alimento.
 
Segundo o relatório, quando associada a um estilo de vida ativo, a ingestão de um iogurte por dia nos lanches a meio da manhã ou da tarde – em alternativa a outras opções pobres do ponto de vista nutricional – é uma escolha saudável e equilibrada. 
 
“O iogurte é um dos alimentos mais adequados a estes momentos pela sua elevada densidade nutricional, ou seja, fornece muitos nutrientes essenciais por caloria, em particular os iogurtes não açucarados e com reduzido teor de gordura”, explica Ana Gomes, responsável pela equipa que desenvolveu este consenso científico. 

Iniciativas de sensibilização por todo o país
 
Para assinalar e promover a existência deste programa vão ser desenvolvidas várias iniciativas por todo o país, estando já agendadas ações de cariz educativo abertas à participação de todos os interessados, incluindo a disponibilização de “checkups” nutricionais gratuitos e a distribuição de iogurte.
 
Os primeiros palcos desta iniciativa vão ser o Centro Comercial Colombo, em Lisboa, nos dias 17, 18 e 19 de Maio, e o Centro Comercial Norte Shopping, no Porto, nos dias 25 e 26 de Maio. Além disso, estão previstas “operações” em grandes centros empresariais que vão surpreender todos com a oferta de um iogurte e informações sobre lanches saudáveis. 
 
Hoje em dia, apenas um terço dos adultos e metade das crianças portuguesas consomem iogurte como parte integrante dos seus lanches diários. A conclusão é de um estudo promovido pela Danone, levado a cabo em 2012, que envolveu 959 indivíduos e avaliou 61.276 das suas refeições durante 15 dias.
 
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/Direção Geral da Saúde considera o consumo diário de iogurte e de laticínios com teores reduzidos de gordura importante para a obtenção de uma alimentação equilibrada quando integrados numa dieta saudável e diversificada. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub