Cultura

Inglês faz documentário sobre a Festa dos Tabuleiros

O realizador inglês Rob Speranza apresentou, a semana passada, o documentário "Festa dos Tabuleiros" sobre as tradicionais festividades portuguesas produzido através de uma parceria luso-britânica.
Versão para impressão
O realizador inglês Rob Speranza apresentou, a semana passada, o documentário “Festa dos Tabuleiros” sobre as tradicionais festividades portuguesas produzido através de uma parceria luso-britânica e que esteve em grande destaque no PUFF – Portuguese Underground Film Festival, em Portimão. 
 
O documentário, de 12 minutos, foi realizado entre Abril e Julho do ano passado durante a fase que antecedeu a saída à rua do evento, acompanhando os bastidores, assim como os diversos cortejos daquela que é considerada uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país. 
 
Citado pela imprensa local, Rob Speranza salientou que “a Festa dos Tabuleiros foi muito elogiada pelos profissionais, mas foi particularmente interessante ver os portugueses ali presentes fascinados com a Festa”, cuja origem está relacionada com as festas de colheita em homenagem à deusa Ceres.
 
A produção da obra foi possível graças a uma parceria luso-britânica, a Templar Knights of Tomar, cujo objetivo é contribuir para atrair cada vez mais visitantes ao concelho, melhorando a economia local e criando mais oportunidades de trabalho para os jovens. 
 
Peter Moore, representante da parceria, defendeu que “a Festa é um exemplo da excecional história e tradição” de Tomar que, no seu entender, tem muito para oferecer. Moore acredita, inclusive, que “é certamente o tempo de usar a Festa dos Tabuleiros para promover Tomar” e este documentário é uma das formas de o fazer.
 
O trabalho de Rob Speranza fez sucesso no PUFF, um festival com grande cariz internacional, que contou com países tão díspares como Austrália, Canadá, EUA ou Israel. Entretanto, o documentário foi já disponibilizado no YouTube para poder ser visto por todos os interessados.
 
Clique AQUI para conhecer o site dos Templar Knights of Tomar. 

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub