Ambiente

Inglaterra: Família salva golfinho encalhado na areia

Um dia normal de praia em família acabou numa aventura inédita a salvar um golfinho encalhado na areia. Dan McElroy estava com a mulher e os filhos quando se apercebeu do pequeno mamífero junto à costa e interveio para o devolver ao mar.
Versão para impressão
Um dia normal de praia em família acabou numa aventura emocionante para salvar um golfinho encalhado na areia. Dan McElroy estava com a mulher e os filhos quando se apercebeu do pequeno mamífero parado junto à costa e interveio para o devolver ao mar. 
 
Dan e Lorna McElroy viajaram com os filhos – Evie, de quatro anos, e Franky, com 20 meses – da sua casa em Manchester, até Co Donegal, para visitar familiares e passar umas pequenas férias. Enquanto estavam acampados numa caravana em Manor Park, perto de Rosnowlagh, mesmo junto à praia, deram conta de algo estranho à beira-mar.
 
“Estavamos a passar um dia normal de praia em família”, conta Dan, citado pela BBC News. “De repente, olho, e vejo qualquer coisa na areia. Mas pensei que fosse uma rocha… Só que, às tantas, apercebi-me que tinha a forma de uma barbatana e decidi ir espreitar”.
 
Foi então que, o que à primeira parecia ser uma rocha, revelou ser um golfinho preso na areia. “Estava completamente encalhado e já lá devia estar deitado há algum tempo, porque estava coberto de areia e com muita falta de ar”, relata o britânico.
 
Com a filha sempre por perto e a mulher a fazer o registo fotográfico do momento, Dan deitou mãos à obra e salvou o animal. “Peguei nele e carreguei-o para dentro do oceano. Era mais pesado do que aquilo que parecia! Mas consegui chegar a uma profundidade ideal para o largar. Ao fim de algum tempo, ele começou a nadar e soube que ia ficar bem”. 
 
Durante a hora seguinte o golfinho não deixou a zona e fez companhia aos mergulhos que a família McElroy ali deu. “Só depois é que ele se dirigiu mais para dentro do mar e se juntou a outro grupo de golfinhos que por ali andava.”

“Gostamos de pensar que ele ficou connosco aquele tempo em jeito de agradecimento. É isso que digo à minha filha”.

Clique AQUI para ver as fotos e saber mais sobre esta aventura no site da BBC.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub