Mundo

Indonésia: Menino viciado em tabaco vai ser tratado

Um menino indonésio de oito anos que fuma 25 cigarros por dias vai fazer uma cura de desintoxicação para acabar com a dependência que já dura há quatro anos, indicou um responsável da proteção de crianças.
Versão para impressão

Um menino indonésio de oito anos que fuma 25 cigarros por dias vai fazer uma cura de desintoxicação para acabar com a dependência que já dura há quatro anos, indicou um responsável da proteção de crianças.

O rapaz chamado Ilham deve partir na segunda-feira da sua aldeia natal – Sukabumi, no oeste da ilha indonésia de Java, para Jacarta – onde será submetido a tratamento durante um mês, indicou na sexta-feira à AFP, Arist Merdeka Sirait, presidente da Comissão para a proteção das crianças.

A mesma fonte referiu que a criança precisa de “ajuda urgente” para tratar o problema de tabagismo que atingiu um “nível alarmante”. “Podemos observar uma alteração dramática no seu comportamento quando ele fica sem fumar durante algum tempo. Torna-se agressivo e incontrolável”, disse Sirait citado pela AFP.

O pai do rapaz, Agan Umar, confirmou que o filho se torna violento e é capaz “de partir janelas ou o que quer que esteja a sua volta” se não tive acesso aos cigarros. “Espero que a terapia funcione para o meu filho possa ter uma vida normal”, acrescentou.

“O rapaz vai receber tratamento médico e terapia de apoio psicológico e social de maneira a transferir a sua atenção do vício para a brincadeira,” explicou o responsável da comissão.

Indonésia tem maior percentagem de jovens fumadores

Image and video hosting by TinyPicA Indonésia tem a maior percentagem de fumadores jovens do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde que reportam a 2006 e, segundo os quais, mais de 37 por cento dos alunos do liceu e das universidades do país são fumadores. Segundo o mesmo relatório, 25 por cento das crianças indonésias, entre os 3 e os 15 anos, já experimentaram fumar.

Em 2010, imagens de um menino de dois anos (na foto acima), da ilha de Sumatra, que fumava dois maços por dia chocaram o mundo. O rapaz conseguiu deixar o vicio após um tratamento semelhante ao que Ilham vai receber.
 

 

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub